Anorexia 1

Nutrologia e Anorexia

Como a Nutrologia pode ajudar?

Antes de tudo, vamos entender o que é anorexia? Anorexia é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura, além de ser caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo fazendo com que a pessoa faça exercícios para emagrecer e uma dieta exagerada, mesmo quando se encontra abaixo do peso ideal (IMC).

Isso gera um quadro de ansiedade e insegurança e leva a pessoa ou à obesidade ou ao emagrecimento extremo. Fatores familiares, biológicos, psicológicos e socioculturais (consumismo, a depreciação da autoimagem, a “exigência” social, idealização de uma beleza corporal) são algumas causas para o surgimento da anorexia.

Como realizar o diagnóstico de anorexia?
Alguns métodos podem ser utilizados para avaliar a anorexia e seu grau, a bioimpedância é um deles. Trata-se de um exame destinado à avaliação da composição corporal, medindo a massa magra, gordura corporal, água corporal total, e outros dados que revelam informações precisas sobre o estado nutricional da pessoa.

O tratamento para a doença deve envolver profissionais da saúde dos mais variados ramos como psicólogos, psiquiatras, médicos, nutrólogos e nutricionistas. O papel da Nutrologia é identificar as alterações físicas e hormonais e fazer com que a situação do paciente anoréxico volte ao normal através de uma alimentação específica e direcionada.

Existem casos onde a Nutróloga trabalha com uma equipe médica, para realizar um amplo tratamento psicológico cuidando do estado mental e da criação de novos hábitos alimentares.

Agendar