Envelhecimento Saudável 1

Envelhecimento saudável e a Nutrologia

De acordo com os novos estudos a expectativa de viver mais e com saúde se tornou a missão da maioria dos adultos, afinal de contas, nada melhor do que envelhecer de forma saudável.

Porém, primeiro é preciso compreender que ao longo dos anos nosso corpo passa por diversas mudanças, tendo isso em mente, esteja aberto as novas mudanças de hábitos, pois esta inciativa ajudará nas suas decisões.

Buscar conhecimento intelectual, alimentar, físico e mental fará com que você fique mais preparado para seu envelhecimento saudável.

Se você tem a consciência de que é possível envelhecer com saúde e está aqui, lendo este artigo, parabéns, pois estas informações poderão mudar o seu futuro e proporcionar um novo estilo de vida, ajudando você a alcançar o envelhecimento saudável.

A Nutrologia, tem uma veia de estudos profundo nesta questão, a alimentação não é apenas uma forma de ganhar ou perder peso, a alimentação correta é fundamental para que seus órgãos se mantenham nutridos, fortes e saudáveis por muito anos.

Veja como alguns detalhes são importantes para o seu envelhecimento saudável:

Alimentação para um envelhecimento saudável

Assim como nosso corpo sofre mudança com o avanço da idade, as necessidades nutricionais também mudam. Naturalmente quando ficamos mais velhos, a tendência é comermos menos, o desafio é conseguirmos manter no cardápio alimentos ricos em nutrientes.

Diversos estudos mundiais mostram que metade dos idosos consomem menos proteína do que a quantidade diária necessária e até 92% dos idosos têm baixos níveis de vitamina D no sangue, além desses outros nutrientes os idosos passam a ter falta de outras vitaminas, como B12, B6, E, C e minerais como cálcio, selênio e zinco.

Por isso garantir que estes nutrientes estejam presente na sua rotina alimentar será fundamental, seja através de alimentos e/ou uso de suplementos que poderão ajudar você a ter um envelhecimento saudável.

Proteína no envelhecimento saudável

Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água, que por sua vez alimenta nossas células, tecidos e órgãos. Depois da água nosso corpo é composto principalmente de proteínas.

De fato, as proteínas são componentes principais das células e são essenciais para a saúde. As proteínas têm estruturas complexas e são feitas de várias unidades menores chamadas de aminoácidos.

Estes aminoácidos são ligados entre si por meio de uma ligação química formando uma cadeia longa. Alguns desses aminoácidos são chamados de “essenciais”, o que significa que são cruciais para a vida e não podem ser produzidos pelo corpo humano, e devem ser obtidos por meio de uma dieta.

Existem diferentes tipos de proteínas no corpo com funções variadas. Por exemplo:

  • A massa muscular é feita de proteínas;
  • A pele, cabelo e unhas são compostos principalmente de proteínas;
  • O colágeno, presente na cartilagem, proporciona resistência e estrutura para os tecidos;
  • A hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio para o corpo;
  • A maioria dos hormônios que atuam como mensageiros químicos do corpo é proteína;
  • As enzimas que regulam todos os aspectos do metabolismo e também atuam nas reações químicas importantes que permitem a digestão dos alimentos, geração de energia para contração dos músculos e regulação da produção de insulina;
  • Os anticorpos que desempenham papel na resposta imune.

A importância da proteína para a saúde.

  • As fibras dos músculos são feitas principalmente de duas proteínas: miosina e actina. Estas fibras finas deslizam uma com a outra para criar o movimento do corpo. Quando a ingestão proteica é muito baixa, os mecanismos de movimento podem ser afetados.
  • As proteínas, como actina e tubulina, desencadeiam processos essenciais em todas as células vivas. Estes incluem a divisão celular, a manutenção do formato e movimentos da célula, entre outros.

Onde podemos encontrar as proteínas?

  • Fontes animais, tais como carne, peixe, ovos e produtos lácteos. Estes contêm a gama completa de aminoácidos essenciais;
  • Grãos, frutas, vegetais e nozes, que podem não conter um ou mais aminoácidos essenciais;
  • Suplementos nutricionais específicos;

Pessoas com baixa ingestão de proteína têm maior perda óssea e de massa muscular magra.

Estudos Internacionais concordam que a proteína da dieta tem um efeito benéfico sobre toda a massa magra do corpo, incluindo massa muscular. 

Os estudos afirmam também que a proteína é essencial para o crescimento e manutenção de ossos. A massa óssea está no seu máximo entre as idades de 25 e 35 anos e, depois disso, há uma diminuição gradual, que se torna mais proeminente com o tempo.

Os adultos mais velhos devem procurar ingerir quantidade suficiente de proteína por meio de uma dieta saudável e equilibrada, e / ou com o apoio de suplementos nutricionais de alta qualidade.

Controlar o peso será essencial para o envelhecimento saudável

Com o avanço da idade a disposição para se movimentar e fazer exercício também diminui, porém estabelecer uma rotina de caminhada, hidroginástica e exercícios leves vão colaborar para que você possa se movimentar mais naturalmente, sem dificuldade para subir ou descer escadas, dirigir, ir até o mercado ou passear no shopping, por exemplo. As atividades físicas combinadas com uma dieta ajuda a fortalecer seus ossos, músculos e órgãos como o coração, entre outros. Manter o corpo em movimento é o complemento para alcançar o envelhecimento saudável, então comece a se preparar, pois você vai precisar.

A saúde mental para o envelhecimento saudável

Cuidar da sua saúde mental ajudará você a ter boa memória, pensar e agir de forma rápida, evitando esquecer de coisas importantes, como alimentação, rotinas de higiene e convívio social. Tenha consciência que muitas pessoas ao envelhecer começam a sentir muitas dessas dificuldades devido a doença de Alzheimer que começa a se instalar aos poucos a partir dos 65 anos de idade, podendo se tornar precoce se houver histórico familiar e uma rotina “desleixada” tornando a pessoa vulnerável. Por isso leia livros, filmes, jogos de raciocínio, atividades físicas e uma alimentação saudável, fale com a sua nutróloga e ela vai te explicar todos os detalhes.

O que posso fazer para melhorar minha saúde mental?

  • Que tal começar olhando para sua família? Compartilhe seu tempo com entes queridos mesmo que seja com atividades corriqueiras como as refeições diárias;
  • Fique conectado com a sua família, amigos e comunidade, seja pessoalmente ou por telefone, e-mail ou mídia social;
  • Como já dissemos, mantenha-se em movimento – A atividade física promove o bem-estar mental, físico e social;
  • Durma bem, tenha uma boa noite de sono – isso pode ajudar na recuperação, diminuir o estresse e promover mais energia e otimismo;

Tratamento e prevenção

Se você já está em uma idade e quer planejar seu envelhecimento, chegou a hora de procurar especialistas que podem ajudar você a envelhecer de forma saudável. Adquirir conhecimento e saber o que deve ser feito, será muito importante, por isso procure um médico de sua preferência para esclarecer suas dúvidas.

Seja na Nutrologia ou qualquer outra especialidade, vá preparado para contar tudo sobre a sua saúde, isso ajudará você a planejar seu envelhecimento saudável.

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